segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

homens grandes: Martim Velho Barreto



Martim Velho Barreto
eis um nome praticamente desconhecido da totalidade dos habitantes do nosso concelho.
no entanto, o nome dum homem grande na história deste concelho de Valpaços;
um nome que devia ficar escrito, gravado com letras de ouro.

Martim Velho Barreto, natural de Monção - como atesta a inscrição da lápide da sua sepultura
na capela-mor da igreja de Santa Valha - foi, durante o século XVII pároco de Santa Valha, de Fornos do Pinhal e provavelmente da Bouça.

há vários documentos em que o seu nome figura:  



 estas duas pinturas encontram-se no arco cruzeiro da igreja de Fornos do Pinhal. pode ali ler-se que o arco e o tecto da capela-mor da igreja foram mandados fazer (à sua custa?) por Martim Velho Barreto, na era de 1682.
-----------------------------------------------



estoutras são imagens de Santa Valha. dois belos e preciosos documentos para a história desta freguesia e do concelho.
a primeira está incrustada no muro da residência paroquial (a que os nativos chamam significativamente Abadia), e, depois duma inscrição do Evangelho (em latim) e que se trata da recomendação de Jesus aos discípulos no decorrer da Última Ceia "tende sempre os pobres convosco!", afirma-se que foi o Padre Martim Velho Barreto que mandou construir aquela casa para pobres peregrinos em 1692.

a segunda é uma imagem da capela de S.Miguel, também chamada de S. Caetano, em que se diz que ela foi reedificada sendo Abade Martim Velho Barreto no ano de 1697. 



já ouvi igualmente dizer que foi Martim Velho Barreto quem mandou construir a igreja da Bouça. por aqui se pode concluir e imaginar a grandeza deste homem e da sua obra (não apenas material, decerto) por estas terras.
a nossa homenagem, com o sentimento e a certreza de que há uma história por descobrir e escrever.

1 comentário:

  1. Amigo Padre Jorge:
    Infelizmente, só agora (com duas semanas de atraso)é que me foi possível visitar este surpreendente blogue e logo deparar-me com este interessante post.Parece-me também que o, praticamente desconhecido, Martim Velho Barreto deve ter sido um grande homem e que, sem dúvida, terá marcado o seu tempo na história da região que hoje faz parte do concelho de Valpaços, a julgar pela variada e excelente documentação iconográfica e epigráfica que nos revela . Se não se importa, gostaria de partilhar destas curiosas informações no CHV.
    Um Abraço

    ResponderEliminar