quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

150 000 para ouvir um homem de 85 anos

Esta manhã reuniram-se na  Praça de S. Pedro, no Vaticano 150 mil pessoas para ouvirem um homem de quase 86 anos. Num tempo de gerontofobia explícita, o que leva 1500 centos de pessoas de todos os continentes a irem ver  e ouvir um velho?!

Este velho é o homem que nos últimos 8 anos mais incompreendido e atacado foi em todo o mundo. Desde aquela tarde de Abril de 2005 em que se apresentou como "um humilde e simples trabalhador da vinha do Senhor". O homem diante do qual agora todo o mundo honesto, sincero, de boa vontade se verga e se inclina respeitosa e admiradamente.

E porquê? porquê?

Porque ele ousou tomar como único modelo Aquele que não veio para ser servido mas para servir e dar a vida por todos nós. e porque este velho chegou à conclusão serena e sincera de que já não serve para o serviço que é necessário realizar.Chegou a essa conclusão e tomou a decisão de se retirar desse serviço por já não ter condições para o realizar dignamente. é como um empregado idoso e cansado que já não tem capacidade de exercer a sua função da melhor forma e que, por conseguinte, se retira , não por imposição ou expulsão, mas segundo a sua própria consciência e liberdade.

E aí vão 150 000 pessoas para o verem e ouvirem provavelmente pela derradeira vez.

A força e o exemplo profético deste homem deixam marcas inapagáveis e inesquecíveis no mundo de hoje.

Nunca mais ser Papa será igual. Nem ser velho.




Obrigado Bento XVI pelo exemplo tão claro, lúcido e eloquente de humildade e serviço a Deus, ao Evangelho, à Igreja de Jesus Cristo e à Humanidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário