domingo, 31 de outubro de 2010

dia de Todos os Santos

Não é de agora.
De facto, a Igreja de Jesus Cristo sempre afirmou que todos os cristãos, cada um segundo o seu estado, são chamados a ser santos, pela prática dos conselhos evangélicos, que nos torna imagens vivas de Cristo na terra.
Esta verdade foi uma vez mais afirmada recentemente no capítulo V da Constituição Dogmática "Lumen Gentium", documento final do Concílio Vaticano II (1962-65).
Aí se afirma: "Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta , e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos".(nº 39)
Em seguida diz-se que a mesma santidade pode e deve ser procurada em todos os estados de vida, profissões, situações. é, portanto, para todos sem excepção. (e não só para alguns privilegiados):
"Todos os fiéis se santificarão cada dia mais nas condições, tarefas e circunstâncias da prória vida e através de todas elas, se receberem tudo com fé da mão do Pai celeste e cooperarem com a divina vontade, manifestando a todos, na própria actividade temporal, a caridade com que Deus amou o mundo."(nº41)
daqui depreendemos que viver a santidade é olhar as coisas, os seres, as situaçõs, com os olhos de Deus. é tão só aquilo que aprendemos numa canção antiga, batida mas tão verdadeira:
ser cristão = ser santo =  "Amar como Jesus amou/sonhar como Jesus sonhou/pensar como Jesus pensou/viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia/sorrir como Jesus sorria/ e ao chegar ao fim do dia/ eu sei que dormiria/muito mais feliz!"
isso mesmo: a santidade é uma questão de felicidade. ser feliz fazendo os outros felizes e com a sua felicidade.
por isso amanhã celebramos o nosso dia: o de todos os que quisermos ser imitadores de Jesus Cristo no concreto mais concreto das nossas vidas.
sem boas intenções. com boas acções e opções.

1 comentário:

  1. "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.


    Felizes os que choram, porque serão consolados.


    Felizes os mansos, porque possuirão a Terra.


    Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.


    Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.


    Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.


    Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.


    Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.


    Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por Minha causa.


    Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam."


    Fonte:”Bíblia Sagrada”

    ResponderEliminar